Calçados com a preparação do Evangelho da Paz

“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.”

Efésios 6:15

Quando estamos firmados na Rocha, que é Cristo, temos firmes as suas palavras que são vida. E, se estamos firmes nas suas palavras, logo estamos firmados no Evangelho da Paz, portanto, calçados com ele. Os nossos passos revelam no que acreditamos e em que caminho nós estamos. Por incrível que pareça, há alguns que, em suas consciência estão firmes no evangelho, mas que seu caminho não é o do Evangelho Verdadeiro.

Quem calça o Evangelho da Paz, calça/usa um status (MORAL=AUTORIDADE). No mundo quem usa um sapato da Nike, Adidas ou outra marca, calça o conceito da marca, o status que a marca traz, e as verdades ditas pela marca. E quem compra um Nike, Adidas ou qualquer outro, compra porque acredita na credibilidade do nome, nas verdades ditas pelo nome e nas razões que a marca traz, entre essas razões: a moral no meio social, você conquista a visão de que agora está podendo, conquista até respeito.

No mundo espiritual não deixa de ser diferente. Se calçarmos o Evangelho da Paz, calçamos os conceitos dessa marca, as verdades pregadas por ela e os motivos dela. E não apenas isso, calçamos também MORAL no mundo espiritual, ou seja, CALÇAMOS A AUTORIDADE NO MUNDO ESPIRITUAL, visto que, o EVANGELHO DA PAZ também representa as nossas atitudes, o nosso testemunho como cristão, revela quem somos de fato. E, se as nossas obras (testemunhos, atitudes), testificam que realmente somos cristãos verdadeiros, logo, temos AUTORIDADE NO MUNDO ESPIRITUAL.

Um ponto muito importante de ressaltar é Filipenses 4:7 que diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Se formos analisar essa paz, entenderemos conforme as realidades do mundo e pouco das de Deus, pois a paz do mundo quer dizer TRANQUILIDADE, AUSÊNCIA DE VIOLÊNCIA, SILÊNCIO, ETC., mas quando passamos a entender pela Escritura vemos que a PAZ DE DEUS não significa ausência de VIOLÊNCIA, DE PERTUBAÇÕES, DE CONCLITOS, PERSEGUIÇÕES.

Veja as seguintes passagens:

1.       “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

2.       “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

É até mesmo loucura achar que a paz de Deus é igual a do mundo. Mas, pense um pouquinho: alguma vez já te disseram que você passa paz mesmo quando você está muito aflito (a)? ou já te perguntaram se você estava bem, pois tudo aquilo estava acontecendo (brigas, dificuldades), mas você estava tão em paz/tranquilo(a)?

 

Alguns Pontos Importantes

 

·         Nossos calçados representam nossa vida diária e nossas obras – (Êx.30:19-21; 40:31);

 

·         Descalçar alguém era símbolo de humilhação e vergonha (Dt.25:9,10; Is.20:2) – por isso em lugar santo devia-se tirar os calçados (Êx.3:5; Js.5:15; At.7:33);

 

·         Sandálias nos pés significavam prontidão, vigilância (Êx.12:11; Is.5:27). O soldado não desamarra sua sandália em tempo de guerra (Is.5:27) e não tira a farda nem para dormir, i.e., devemos estar sempre prontos a lutar, e com alvos e objetivos claros (cf. Lc.14:26-35);

 

·         Calçados velhos podiam representar falta de cuidado, de fidelidade, de perseverança ou de transparência (Js.9:5,13).

Portanto, a palavra de Deus é o nosso sapato, o calçado que nos prepara e nos deixa protegidos para qualquer guerra, e o item que nos assegura passos firmes no caminho estreito, sempre nos desviando do caminho largo. Na verdade, os sapatos do evangelho da paz, representam a nossa conduta como homem e mulher de Deus no ambiente de trabalho, familiar e comunidade cristã (congregação). O nosso testemunho de pessoas que conhecem a Deus. Nos ensinam as Sagradas Escrituras em Salmos 119:105 que a palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés, ou seja, é por meio dela que o Cristão irá se guiar e conduzir sua vida nesta terra. 

Pão Diário

Esta seção está em branco.