Deus faz conhecido o teu nome além do mar!

Josué 2:

8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;
9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

É interessante a forma que Deus trabalha. O Senhor permite que o inimigo veja como Ele está trabalhando em nossas vidas e, acima de tudo, saber que há um Deus com promessas vivas que as cumpre no tempo adequado. Acompanhe o destrinchar dessa magnífica história.
Raabe havia abrigado dois espias de Josué que tinham sido enviados para observar a terra, pois ainda não conheciam a terra que o Senhor lhes entregara pela planta dos seus pés. (JOSUÉ 1:3). Glória a Deus! Observe o que Raabe diz no verso nove: “E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.”

Glória a Deus! Como é maravilhoso servir este Deus!

Algo que me pergunto é: como Raabe sabia que aquela terra Deus já havia entregado ao povo hebreu se os que estavam espiando não haviam contado? Não sei se já passou pela cabeça de alguém essa cogitação, mas é nítido o espanto ao falar que ela sabia que o Senhor havia dado a terra aquele povo (Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra...).

É maravilhoso saber que Deus permite o teu inimigo ver a tua vitória antes mesmo de você vencer. Não é preciso contar a promessa de Deus na tua vida a ninguém, deixa que teu inimigo veja, deixa que o Senhor nosso Deus mostre o agir Dele na tua vida e muitos que enxergarem murmure: mas o que está acontecendo com ele/ela, está diferente, está passando por cada dificuldade, mas o brilho que está no seu rosto não sai.

Observe o que Raabe diz: Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito...

Notaram a revelação? O segredo da revelação do Pai para cada um de nós está no “Porque temos ouvido...”.

Deixa-me explicar. Imagino que alguém estava do lado oposto da margem vendo o Mar Vermelho se abrindo; e viu o movimento das águas sendo dividida, penso que houve um grande estrondo porque as águas faziam muito barulho. Não posso falar se era um homem ou uma mulher que estava vendo, mas era alguém que via o povo vindo para o lado de cá da margem e atrás um movimento de cavalaria, eram os soldados egípcios que estavam em perseguição aos hebreus. Concerteza havia um alvoroço, gritos de pressa, de ataque e de fuga. Gostaria de ver como tinha sido!

Essa pessoa que via, ficou espantada e observando todo aquele movimento estranho, talvez tenha clamado a algum deus. Quando o povo de Deus atravessou às águas do mar elas começaram a se fechar com todo o exército egípcio no meio, e essa pessoa que estava observando atônito todo aquele movimento, desde o primeiro vento que fazia as águas de moverem até a chegada de Israel do outro lado, talvez tenha ficado pa-ra-li-sa-da. Imagino que tenha pensado que era sonho. Ao findar a passagem, todos começaram a louvar e engrandecer ao Deus que pode todas as coisa pode fazer. Não sei, mas é certo que esse Alguém foi posto naquela margem, naquele momento, para ver e contar ao seu povo tudo o que vira e ouvira.
Acho que foi mais ou menos assim:

“Eu estava as margem do grande Mar Vermelho, quando começou a soprar ventos fortes e violentos os quais nunca vi acontecer. Ainda era noite e a aurora não tinha se mostrado. De repente o Mar começou a ser dividido ao meio, e do meio dele ouvi gritos de pressa e de ataque. Pensei que estava sonhando, mas quando fixei meu olhar para dentro do mar, começou a sair um povo que cantava e bendizia ao Deus deles. Atrás vinham soldados, cavalos e carruagens, que perseguiam a esse povo. Esse povo atravessou, e apenas quando saiu o último dos seus animais, o mar se fechou e arrebatou todo aquele exército que os perseguia.”

Deus é tão maravilhoso que permitiu que em plena madrugada estivesse alguém para ver a promessa que Ele mesmo havia feito séculos atrás: "Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas
terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai." (Gênesis 26: 3).

Era madrugada quando o povo começou a travessia, veja o que diz em Êxodo 14:

21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
23 E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
24 E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.
25 E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios.
26 E disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

Meu Deus, que palavra maravilhosa essa do versículo 26. Deus deu autoridade para Moisés fazer com que as águas se arremessassem sobre os egípcios; não só isso, mas deu poder no mundo espiritual. Você consegue enxergar isso? Fico imaginando como estava sendo a batalha no mundo espiritual. Gostaria de ver os anjos de Deus em seus milhares brigando contra os principados e potestades em cima do mar, escoltando o povo escolhido para o outro lado da margem. Acredito que os efeitos dessa batalha no mundo espiritual se refletiam grandemente no mundo material, veja novamente o versículo 24 e 25.

Aleluia! Você pode dizer que o Senhor é Deus? Então, diga. Santo é o Deus que pode todas as coisas. Louvado seja o Senhor.

Olha só a visão que Deus dá por esta palavra. Versículo 22 e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.” O Senhor fez com que uma dificuldade servisse de proteção a Israel. Acredito que você concordaria comigo que isso é tremendo. As águas eram um grande obstáculo a ser vencido. Talvez pensassem que aquele era o fim. Normal pensarmos que já não há solução para alguma coisa quando simplesmente não conseguimos vencer na primeira tentativa ou que não existe saída dentro de uma situação. Surge um sentimento de fracasso imediato, de arrependimento, de “agora está tudo acabado”; entenda que esses sentimentos são sementes e produzem um fruto muito amargo e que o Senhor Deus detesta: a murmuração. Mesmo Israel murmurando, dizendo a Moisés “Por que nos trouxe aqui para morrermos?” Ainda assim, Deus mostrou-se misericórdia, e o povo escolhido viu as mãos do Altíssimo dividirem as águas, todo Israel passar em seco e seus perseguidores perecerem.

Glória a Deus! Ele é tremendo. Digno de louvor, honra e glória.

Voltando a Josué 2. Raabe disse que tinha ouvido o que aconteceu (Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.). Concerteza Raabe não era nem nascida quando tudo aconteceu. Passaram-se décadas até a posse de Josué como Juiz e guia do povo de Deus. Deus não deixou cair uma palavra do que aquela pessoa viu no dia da passagem do Mar. Esse contou para o seu povo, que por sua vez foi passando para outra nação e geração, e antes de Israel tocar as plantas dos seus pés na terra que manava leite e mel, Deus já tinha posto a certeza no coração daquela nação que a terra onde estavam já tinha dono e eles saiam do meio do mar para tomar posse. Talvez alguém daquele povo tenha dito assim: “Dizem os antigos que um povo saiu do meio do grande Mar Vermelho para tomar posse desta terra, pois os deuses entregaram

Amados, Deus permitiu que as vitórias de Israel fossem levadas de boca em boca sem perder a originalidade e integridade dos fatos. As lutas e vitórias de Israel foram contadas e temidas por povos que não conheciam ao Deus dos Hebreus, mas que viram e souberam que há um Deus que tudo pode. Muitos dos que estavam no Egito com o povo Hebreu como escravos não eram Hebreus, mas de outras nações e línguas, que conheceram um povo que falava de um Deus do impossível, que fazia o inacreditável acontecer. Ouviram falar de José, concerteza sua história e feitos foram contados pelos seus irmãos de pátria. Tudo o que foi visto e ouvido, por pessoas que nada tinham haver com o povo de Deus, foi transmitido por quem na história bíblica não aparece, todavia podemos notar que esses feitos na história do povo de Deus foram passados de forma a ser temido por nações de outras terras além-mar.

O que você aprende com tudo isso?

É óbvio que o Pai tem preparado todo o caminho para que você e eu possamos passar. Nossas lutas, derrotas e vitórias são armas para que sejamos temidos por nosso Inimigo.

Somos horríveis em força, coragem e brilho. Somos como uma bomba atômica. Somos tão radioativos quanto qualquer plutônio que haja no mundo. Somos invencíveis. Somos mais que benção, também podemos ser maldição. Somos abençoadores no
silêncio. Somos luz e sal desta terra. Somos príncipes e imagem e semelhança do Deus Criador dos céus e da terra. Glória a Deus.

Glória a Deus!

Quando o Senhor, através de seu mensageiro, um anjo, se apresentou a Moisés (Êxodo 3:2), Ele falou que tinha preparado, ou seja, que ia fazer aquele povo subir a uma terra que já tinha dono, observe em Êxodo 3:8 - Portanto desci para livrá-lo da mão
dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

Observa o detalhe: ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

Só o Senhor é Deus mesmo! Naquele momento o Senhor não apenas falava que iria livrar os Hebreus, mas que Ele tinha o poder de tirar aquilo que estava em posse de um povo estranho e dar a quem Ele quer. Observação: o povo estranho é o povo que Deus não conhece por prestar culto a deuses que eles mesmos não conhecem, mas que é fruto de suas mentes. São estranhos por adorarem a deuses que não veem, não ouvem, não tem tato.

Observe outro detalhe tremendo que não pode ficar sem ser dito: DEUS NÃO TE DÁ NADA DE GRAÇA. VOCÊ TEM QUE CONQUISTAR.

O povo de Israel não apenas seria livre do Egito, da terra de sua escravidão como também agora seriam conhecidos como povo guerreiro. Mas como? A partir do momento que o Senhor falou que iria tirá-los das mãos de Faraó e que os faria subir a uma
terra boa e larga, eu entendo que o Senhor também dizia assim: Eu os transformarei de escravos a soldados e guerreiros conquistadores. Israel tinha agora de conquistar a materialização da promessa.

Não se tira aliança da rocha pronta para ser usada, mas se tira o ouro e o purifica, lapidando e provando em fogo. Da mesma forma foi com o povo de Israel, não apenas sairiam da terra de seu fardo e de seu jugo, mas seriam preparados para uma terra
diferente, onde prestariam culto sincero e limpo ao seu Deus. No entanto, Deus sabia que mesmo Ele os tirando da terra de Faraó, seu povo ainda não estaria pronto, pois estava sujo com a idolatria, a cultura e os costumes dos egípcios. Adoravam deuses estranhos, sacrificavam a eles e outras práticas que aos olhos do Altíssimo são inaceitáveis.

Deus os colocou em uma peneira, estabeleceu sua lei e falou tanto por Moisés quanto diretamente ao povo. O Senhor permitiu que aquele povo passasse por muitas aflições, permitiu que atravessassem o deserto por quarenta anos, mas não deixou que reis e outros povos os tocassem. Observe a meditação do salmista em Salmos 105: 12-15:

 12 Quando eram poucos homens em número, sim, mui poucos, e estrangeiros nela;
13 Quando andavam de nação em nação e dum reino para outro povo;
14 Não permitiu a ninguém que os oprimisse, e por amor deles repreendeu a reis, dizendo:
15 Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.

Se dirigirmos a leitura para o livro de Êxodo 12: 32-36, veremos que Deus permitiu que o seu povo, o povo escolhido e eleito, fosse despedido com bênçãos, tanto material quanto espiritual (pois eles não podiam ver o tamanho das mãos de DEUS trabalhando por eles).

Veja o que diz em Êxodo 12:

32 Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. (Detalhe: é Faraó falando a Moíses e a Arão).
33 E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.
34 E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros.
35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.
36 E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios.

Quando o Senhor mandar você sair do Egito e Faraó não deixar você sair (o Faraó do teu orgulho, o Faraó das amizades que te mata e quer tragar a tua alma para o inferno, o Faraó da materialidade e amigo de Mamom, o Faraó que diz para você que a bíblia é para quem tem a mente fraca, o Faraó dos vícios etc.), tenha certeza de algo, Deus vai afligir esse Faraó e se esse Faraó que reina em você é tudo o que está descrito acima, saiba que o Pai vai te pegar como um vaso que precisa ser quebrado, refeito para poder ser usado. Em outras palavras: Deus vai te pegar de jeito. Ele vai te pegar pelo pescoço.

Se não fosse o Senhor com este povo e fiel em sua promessa nada teria acontecido. Nós também vivemos da mesma forma como este povo. Alguns de nós estamos vivendo livros inteiros da bíblia, outros apenas versículos ou ainda capítulos. Todavia, é
muito mais provável que estejamos em um mesmo barco de promessas, vivendo um dia de cada vez conforme as ferramentas e força que o Senhor nos dá.

Assim como o povo de Israel que estava vivendo a promessa de uma terra que manava leite e mel, uma terra que o Senhor Deus tinha preparado para eles, da mesma maneira estamos nós. De igual modo, assim como existiu os que morreram e não viram a promessa se cumprir, também há em nosso tempo os que estão morrendo e nunca verão a promessa se cumprir. Há outro caso, houve os que viram a promessa, mas não puderam usufruir dela.

Deus tem prometido para nós coisas impossíveis de alcançarmos, isso se Ele não nos ajudar. Temos promessas de casarmos, promessas de nos formar, promessas no nosso ministério e muitas outras que aos nossos olhos é inalcançável, inatingível. Refletindo na história base desse artigo, JOSUÉ DOIS, aprendemos que foram poucos os que alcançaram a promessa de ver e viver a concretização dela, pois acreditaram que Deus prometendo algo também os daria as ferramentas certas para vencerem
o que fosse preciso.

Algumas lições para atravessar o deserto e conquistar Canaã e outras terras:

1- Antes de você conquistar Canaã, Deus apresenta a tua história, com a presença Dele, para o povo que é dono de uma terra a qual Deus tem te dado, e da mesma forma Ele sopra o teu nome para que muitos te conheçam. (E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. JOSUÉ 2:9-10).

2- Deus te dá às bênçãos pela planta de teus pés e pelo grito. (Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. JOSUÉ 1:3). E pelo grito (E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué
ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade... Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade. JOSUÉ 6:16 e 20).

3- Deus vai tirar o que é de alguém para te dar. (Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. Êxodo 3:8)

4- Deus faz que teu inimigo te abençoe e te faça prosperar. (E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. ÊXODO 12:36).

 

Deus Abençoe!

Missionário Marcelo Sampaio



 

 

Pão Diário

Esta seção está em branco.